Setenta e Quatro

Setenta e Quatro lança crowdfunding para não fechar portas

São necessários 20 mil euros para garantir a redação nos próximos dois meses e dar nova força ao projeto. A equipa quer melhorar o site e o método de pagamento das subscrições, fazer novas parcerias de jornalismo colaborativo, avançar com novas investigações. Quer continuar a contribuir para o debate público.

Setenta e Quatro
8 Julho 2023

O Setenta e Quatro lançou este sábado uma campanha de angariação de fundos para garantir a redação nos próximos dois meses. O crowdfunding está disponível aqui.

Os últimos meses não têm sido fáceis para o projeto, mas a redação não parou de apostar no caminho traçado, e muito menos nas investigações e edições semanais. O Setenta e Quatro lançou este mês a sua oitava investigação, sobre violência sexual na Saúde pública e privada, em dois anos e mais estão a ser preparadas, mas é necessário garantir a redação. O Setenta e Quatro precisa de 20 mil euros para responder às despesas dos próximos dois meses.

Nestes dois anos, o Setenta e Quatro alcançou o que a sua equipa pensou ser impossível para um projeto que nasceu quase sem dinheiro: colaborações jornalísticas com grandes órgãos de comunicação social, receber uma bolsa do Pulitzer Center, gerar um tal impacto com o nosso jornalismo que as autoridades se viram forçadas a agir. O site do Setenta e Quatro teve mais de um milhão de visitas.

O Setenta e Quatro revelou histórias de interesse público, investigou abusos sistémicos de poder, denunciou a impunidade. Infiltrou-se num grupo da extrema-direita portuguesa, revelou os negócios de Luís Filipe Vieira, expôs a violência obstétrica em Portugal, denunciou as práticas de conversão de orientação sexual, expôs a infiltração do discurso de ódio nas forças de segurança portuguesas e a violência sexual na saúde pública e privada em Portugal.

O Setenta e Quatro ocupou um espaço que sabia estar livre no jornalismo sem fins lucrativos. Fortaleceu a pluralidade informativa e a democracia. Fez um jornalismo rigoroso e progressista. Fê-lo com uma equipa de quatro jornalistas e sem ser orientado para o lucro. Depende de quem o subscreve e a motivação da redação é o serviço público. A informação que o Setenta e Quatro publica é de livre acesso por isso mesmo. Só contribui quem pode e quer. 

Mas o projeto embateu no muro de sempre: o financiamento. São necessários 20 mil euros para garantir a redação e dar nova força ao projeto. A equipa do Setenta e Quatro quer melhorar o site e o método de pagamento das subscrições, fazer novas parcerias de jornalismo colaborativo, avançar com novas investigações. Quer continuar a contribuir para o debate público.

Jornalismo independente e de confiança. É isso que o Setenta e Quatro quer levar até ao teu e-mail. Inscreve-te já! 

O Setenta e Quatro assegura a total confidencialidade e segurança dos teus dados, em estrito cumprimento do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD). Garantimos que os mesmos não serão transmitidos a terceiros e que só serão mantidos enquanto o desejares. Podes solicitar a alteração dos teus dados ou a sua remoção integral a qualquer momento através do email geral@setentaequatro.pt