Wiki

O Setenta e Quatro mapeou pela primeira vez em Portugal o universo dos símbolos e das organizações de extrema-direita entre 1974 e 2021. Nas últimas décadas, a extrema-direita foi o lado oculto da democracia portuguesa, sem que tivesse sido alvo de grande atenção, até sair das margens e entrar no parlamento.

Este wiki mostra como se organiza e organizou a extrema-direita em Portugal, quais as ligações entre as suas forças políticas, quem as liderava e como se financiava, quais as influências ideológicas e tendências. Mas também as suas rivalidades e atos de violência, de ameaça à democracia e a uma sociedade que se quer inclusiva e plural.

Dos partidos e movimentos do imediato pós-25 de Abril de 1974, passando pelas redes terroristas que puseram o país a ferro e fogo no período revolucionário e pela reorganização partidária de 1977-1980, até à chegada dos neonazis e supremacistas brancos. E isto sem esquecer os identitários e, mais recentemente, os movimentos inorgânicos das forças de segurança, a influência da alt-right e os negacionistas da covid-19. São quase cinco décadas de história.

A infografia expõe o universo deste campo político; os wikis contam a história das principais organizações; e, por fim, os símbolos permitem identificar a simbologia da extrema-direita nas ruas e na Internet.

Jornalismo independente e de confiança. É isso que o Setenta e Quatro quer levar até ao teu e-mail. Inscreve-te já! 

O Setenta e Quatro assegura a total confidencialidade e segurança dos teus dados, em estrito cumprimento do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD). Garantimos que os mesmos não serão transmitidos a terceiros e que só serão mantidos enquanto o desejares. Podes solicitar a alteração dos teus dados ou a sua remoção integral a qualquer momento através do email geral@setentaequatro.pt