POLÍTICA EDITORIAL
O Setenta e Quatro é um projeto de informação digital que atua na garantia dos valores democráticos e progressistas. Acreditamos que o jornalismo de investigação é um pilar fundamental para a realização de uma sociedade democrática. Pretendemos, assim, fortalecer a democracia e trazer a quem nos lê e ao espaço público temas até agora pouco explorados.
A informação é um direito. O acesso à informação independente promove o exercício democrático e fortalece a opinião pública, incentivando quem nos lê à participação cívica. O jornalismo aprofundado e contextualizado contribui para evitar lógicas e discursos autoritários que coloquem em causa direitos fundamentais.
O jornalismo é serviço público. O Setenta e Quatro pauta-se por um jornalismo rigoroso e ético que apura, interpreta, correlaciona e analisa factos. Procuramos sempre o contraditório, não confundindo, no entanto, teorias com factos.
Rejeitamos e desafiamos discursos e comportamentos baseados no ódio ou em qualquer forma de discriminação. O Setenta e Quatro procura desafiar as políticas do medo e da intolerância, trazendo para a agenda pública questões invisibilizadas pelas lógicas de poder.
No nosso trabalho, a informação é atribuída de forma transparente e responsável. O anonimato poderá ser necessário para proteger as nossas fontes de eventuais retaliações. O Setenta e Quatro garante às suas leitoras e aos seus leitores que todas as informações recebidas por fontes apresentadas como anónimas são submetidas a um processo rigoroso de apuramento dos factos.
O nosso jornalismo é financiado por doações individuais, bolsas de investigação e publicidade, garantindo assim a independência do Setenta e Quatro.
EQUIPA
Jornalista e diretor do Setenta e Quatro. Tem-se dedicado a investigar a extrema-direita portuguesa e as suas ligações internacionais.
Jornalista e cofundador do Setenta e Quatro. Acredita que o trabalho colaborativo é o futuro do jornalismo de investigação e é um entusiasta dos métodos OSINT e do jornalismo de dados.
Jornalista que se dedica a investigar violações dos Direitos Humanos, Causas Sociais, Justiça e Feminismo. É jornalista no Projecto Inocência, uma iniciativa de jornalismo com publicação no Público.
Jornalista do Setenta e Quatro. Formado em História Contemporânea.
Jornalista. Mestre em Jornalismo pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
ESTATUTO
Setenta e Quatro é um projeto digital de jornalismo de investigação que acredita que apenas com acesso a informação livre e credível é possível defender a democracia e aprofundar os princípios da igualdade e da liberdade.
Setenta e Quatro rejeita e desafia todos os discursos de ódio e de discriminação.
Setenta e Quatro é independente de organizações partidárias, sindicais, desportivas, religiosas, económicas e financeiras.
Setenta e Quatro tem uma periodicidade que respeita o tempo necessário à investigação jornalística.
Setenta e Quatro atua através da plena realização da liberdade de imprensa e do direito à informação, opondo-se a qualquer tentativa de limitação aos direitos de informar e de ser informado.
Setenta e Quatro rege-se pelo Código Deontológico do Jornalista, pelo Estatuto do Jornalista e pela Lei de Imprensa.
PARCERIAS
O Setenta e Quatro está interessado e disponível para vários tipos de parcerias com meios de comunicação social, ONGs, centros de investigação, fundações, associações, organizações da sociedade civil, entre outras.
REPUBLICAÇÃO
A republicação dos conteúdos do Setenta e Quatro é analisada caso a caso. Se tiveres interesse em republicar um conteúdo nosso, escreve-nos para geral@setentaequatro.pt.
A republicação e revenda não autorizada dos nossos conteúdos configuram crime, ao abrigo do disposto no Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos.
ESCREVER
O Setenta e Quatro está aberto a diferentes tipos de colaborações externas. Está interessado em conteúdos que vão ao encontro à sua linha editorial e com ângulos originais. Esperamos que os conteúdos enviados sejam exclusivos.
Os textos publicados no Setenta e Quatro estão sujeitos ao seu Guia de Estilo e a edição é feita de forma colaborativa com o autor.
Propor conteúdos
Envia um e-mail com a tua proposta para geral@setentaequatro.pt. Nela, explica-nos o tema, o formato que gostarias de trabalhar e a relevância do assunto. Se já tiveres conteúdos publicados, envia-nos.
Reportagens | Textos que se debrucem sobre diversas realidades e com ângulos originais a partir de sete mil caracteres, espaços incluídos |
Entrevistas | Opiniões de intervenientes nas mais variadas áreas da sociedade civil. Textos a partir de oito mil caracteres, espaços incluídos |
Fotorreportagens | Série de imagens originais que contribuam para o aprofunamento do retrato plural e diversificado da realidade social portuguesa ou internacional. Com elas, envia um texto a partir de três mil caracteres, espaços incluídos. |
Ensaios | Ensaios com argumentos originais. Textos a partir de oito mil caracteres e máximo de 30 mil, espaços incluídos. |
Recensões | Análises de livros que se insiram nas temáticas do Setenta e Quatro. Textos a partir de seis mil caracteres, espaços incluídos. |
Investigações | Investigações originais que tratem de forma aprofundada diferentes temas. Se tiveres uma proposta ou um trabalho em curso, envia-nos uma descrição breve do tema, o ângulo, a relevância, os métodos de investigação e o formato pelo qual gostarias de optar. |
CONTACTOS
Geral
geral@setentaequatro.pt
Morada
Rua de Xabregas, nº 2, 2º andar, sala 12, 1900-440 Lisboa
FICHA TÉCNICA
Título da publicação: Setenta e Quatro
Número de registo do título na ERC: 127609
Periodicidade: semanal
Entidade Proprietária: Continuar para Começar - Associação Cívica
Editor: Continuar para Começar - Associação Cívica
Número de registo de pessoa coletiva: 516453378
Sede da redação: Rua de Xabregas, nº2, 2º andar, sala 12, 1900-440 Lisboa
Sede do editor: Calçada do Sacramento, nº18, 2º Direito, 1200-393 Lisboa
SETENTA E QUATRO
Diretor: Ricardo Cabral Fernandes
Jornalistas: Filipe Teles, Ana Patrícia Silva e João Biscaia
Design do sítio: Gonçalo Sepúlveda
CONTINUAR PARA COMEÇAR - ASSOCIAÇÃO CÍVICA
Direção
Presidente: Carmo Afonso
Vice-presidente: Madalena Vaz Silva
Vogal: João Biscaia
Conselho Fiscal
Presidente: Eduardo Barroco de Melo
Vice-presidente: Marise Maria Francisco
Secretário: Adriana Lousada
Assembleia-Geral
Presidente: Fabian Figueiredo
Secretário: João Botelho
Secretário: Gonçalo Riscado