
Setenta e Quatro estabelece parceria com o coletivo Repórteres em Construção
As edições semanais vão passar a contar com testemunhos de jornalistas com vasta experiência, recolhidos no Manual da Reportagem do Repórteres em Construção, criado em 2018. O primeiro testemunho será publicado a 14 de janeiro.
O Setenta e Quatro começou 2022 estabelecendo uma parceria com o coletivo universitário Repórteres em Construção (REC). As edições semanais passarão a contar com testemunhos de jornalistas portugueses com vasta experiência, entre os quais Fernanda Oliveira Ribeiro, Paulo Pena e Cândida Pinto.
Serão publicados mais de 20 ensaios a partir da edição semanal de 14 de janeiro. Os textos foram originalmente compilados no Manual de Reportagem, organizado por Pedro Coelho, Ana Isabel Reis e Luís Bonixe para o REC no ano passado.
O REC nasceu em 2018 como projeto colaborativo de promoção e de apoio à formação de estudantes na área do jornalismo. Foi originalmente financiado pelo Congresso dos Jornalistas Portugueses e pelas suas instituições organizadoras: o Sindicato dos Jornalistas, a Casa da Imprensa e o Clube dos Jornalistas.
O projeto é atualmente constituído por professores e alunos de universidades e politécnicos portugueses de todo o país, bem como jornalistas de vários órgãos de comunicação social nacionais e regionais. A rede integra ainda o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR).
A grande mais valia do Manual de Reportagem é a experiência acumulada, espelhada nos testemunhos, de mais de duas dezenas de jornalistas com uma vasta experiência jornalística. O livro conta ainda com capítulos sobre a genealogia da reportagem, o jornalismo literário, a ética ao serviço da reportagem, entre outras temáticas.
"Estamos a falar de pessoas que fazem parte do panorama jornalístico português, que são verdadeiros repórteres num tempo em que a reportagem infelizmente, não digo que esteja a desaparecer, mas está a existir um grande desinvestimento em todas as plataformas, sobretudo nas tradicionais”, disse Pedro Coelho, grande repórter da SIC. “Este Manual tem esta particularidade: tenta recuperar o género dando-lhe o vigor e a força que ele realmente tem. O Manual foi organizado em função desta premissa."
Para o também professor universitário, apenas é possível chegar aos detalhes se se praticar o género reportagem, a arte de contar o detalhe. “Mergulharmos a fundo num determinado detalhe de um objeto mais vasto porque entendemos que aquele detalhe é decisivo para compreendermos o todo. E é isso que infelizmente estamos a deixar de fazer”, ressalvou.
"Esta parceria com o Setenta e Quatro permite essa abertura, levar a outros públicos, naquela lógica do 'win-win'. De alguma maneira acho que ganham as duas partes. Ganha o Manual e ganha também o Setenta e Quatro, porque acaba por ter depoimentos de pessoas que sabem fazer reportagem, que apreciam o género e que lutam para que ele não desapareça”, concluiu Pedro Coelho.
Um dos objetivos editoriais do Setenta e Quatro é fortalecer o jornalismo em Portugal numa lógica colaborativa e de serviço público. E, como ressalvou Pedro Coelho, a importância da reportagem ganha novo destaque num tempo em que a desinformação grassa.