
O prémio Daphne Caruana Galizia será entregue no 16 de outubro, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
Jornalistas Pedro Coelho, Filipe Teles e João Venda nomeados para prémio de jornalismo de investigação europeu
Repórteres do Setenta e Quatro e da SIC foram nomeados para o prémio Daphne Caruana Galizia, um dos galardões europeus mais prestigiados de jornalismo de investigação na Europa.
A Grande Reportagem da SIC “Quando o Ódio Veste Farda”, da autoria de Pedro Coelho (SIC), Filipe Teles (Setenta e Quatro) e João Venda (repórter de imagem da SIC), com Paulo Pena, Cláudia Marques Santos e Ricardo Cabral Fernandes (Setenta e Quatro) foi uma das 11 selecionadas para o prémio de Daphne Caruana Galizia, um dos galardões europeus de jornalismo de investigação mais prestigiados na Europa.
O trabalho, publicado e transmitido em novembro do ano passado, identificou 591 elementos das forças de segurança que reproduzem, no Facebook, conteúdos racistas, xenófobos, sexistas e homofóbicos. Estes elementos da PSP e da GNR apelam ainda à violência contra políticos e à violação de mulheres, simpatizam com André Ventura e movimentos da extrema-direita violenta.
Estes conteúdos foram entregues por um grupo de investigadores digitais ao Setenta e Quatro, que depois partilhou a matéria com o Consórcio de Jornalistas de Investigação.
A transmissão e publicação das reportagens deram origem a um inquérito por parte do Ministério Público e outro por parte da Inspeção-Geral da Administração Interna. O trabalho provocou ainda uma audiência na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, onde foram ouvidos o diretor-nacional da PSP, o comandante-geral da GNR, a inspetora-geral da Administração Interna e o ministro da Administração Interna.
O prémio Daphne Caruana Galizia será entregue no dia 16 de outubro, data que assinala os seis anos do assassínio da jornalista maltesa. A cerimónia terá lugar no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.