Daphne

O prémio Daphne Caruana Galizia será entregue no 16 de outubro, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo. 

Jornalistas Pedro Coelho, Filipe Teles e João Venda nomeados para prémio de jornalismo de investigação europeu

Repórteres do Setenta e Quatro e da SIC foram nomeados para o prémio Daphne Caruana Galizia, um dos galardões europeus mais prestigiados de jornalismo de investigação na Europa.

Setenta e Quatro
21 Setembro 2023

A Grande Reportagem da SIC “Quando o Ódio Veste Farda”, da autoria de Pedro Coelho (SIC), Filipe Teles (Setenta e Quatro) e João Venda (repórter de imagem da SIC), com Paulo Pena, Cláudia Marques Santos e Ricardo Cabral Fernandes (Setenta e Quatro) foi uma das 11 selecionadas para o prémio de Daphne Caruana Galizia, um dos galardões europeus de jornalismo de investigação mais prestigiados na Europa.

O trabalho, publicado e transmitido em novembro do ano passado, identificou 591 elementos das forças de segurança que reproduzem, no Facebook, conteúdos racistas, xenófobos, sexistas e homofóbicos. Estes elementos da PSP e da GNR apelam ainda à violência contra políticos e à violação de mulheres, simpatizam com André Ventura e movimentos da extrema-direita violenta.

Estes conteúdos foram entregues por um grupo de investigadores digitais ao Setenta e Quatro, que depois partilhou a matéria com o Consórcio de Jornalistas de Investigação.

A transmissão e publicação das reportagens deram origem a um inquérito por parte do Ministério Público e outro por parte da Inspeção-Geral da Administração Interna. O trabalho provocou ainda uma audiência na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, onde foram ouvidos o diretor-nacional da PSP, o comandante-geral da GNR, a inspetora-geral da Administração Interna e o ministro da Administração Interna.

O prémio Daphne Caruana Galizia será entregue no dia 16 de outubro, data que assinala os seis anos do assassínio da jornalista maltesa. A cerimónia terá lugar no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Jornalismo independente e de confiança. É isso que o Setenta e Quatro quer levar até ao teu e-mail. Inscreve-te já! 

O Setenta e Quatro assegura a total confidencialidade e segurança dos teus dados, em estrito cumprimento do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD). Garantimos que os mesmos não serão transmitidos a terceiros e que só serão mantidos enquanto o desejares. Podes solicitar a alteração dos teus dados ou a sua remoção integral a qualquer momento através do email geral@setentaequatro.pt